segunda-feira, 31 de maio de 2010

Participação do Sistema CFMV/CRMVs em congresso supera objetivos iniciais / Secretários Municipais de Saúde se interessam por atividades da Medicina Veterinária

    
A participação do Sistema CFMV/CRMVs no XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, encerrado nesta sexta-feira (28), em Gramado, superou as expectativas iniciais dos organizadores. Nos quatro dias do evento, representantes das comissões de saúde pública do CFMV, do CRMV-RS, do CRMV-SP e CRMV-RJ tiveram a oportunidade de realizar um trabalho de esclarecimento junto aos gestores públicos de saúde sobre a importância de incluir a Medicina Veterinária no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). “A receptividade dos secretários municipais e dos conselheiros foi excelente. Avalio que tenha sido um dos melhores eventos para a Medicina Veterinária”, comemora o presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV, Paulo César Augusto de Souza. Um folder foi especialmente produzido para o congresso e auxiliou na mobilização. Além da presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante quase todo o evento, os pré-candidatos à presidência da República Dilma Rousseff, Marina Silva e José Serra também estiveram em Gramado. Fonte: INFORME CRMV/RS (http://www.crmvrs.gov.br/info403.html#SAUDE_PUBLICA)



Saiu também na página do CFMV:


Esclarecer o papel do Médico Veterinário em benefício da saúde da população e enfatizar a importância da participação deste profissional nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) foram os principais temas defendidos pelos membros da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV), do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), durante o XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O evento foi realizado em Gramado, RS, de 25 a 28 de maio.



O CFMV esteve presente com um estande instuticional que recebeu, entre outras autoridades, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e sua comitiva (foto). No total, o evento reuniu cerca de 2.800 participantes entre secretários municipais de saúde, gestores de saúde e demais interessados nas políticas de saúde dos municípios.





“Pudemos apresentar diretamente aos gestores dos municípios as ações que são desenvolvidas sob a responsabilidade de um Médico Veterinário. Como fruto, muitos que não tem um profissional como este em sua equipe de trabalho se interessaram por iniciar uma contratação”, comentou o Presidente da CNSPV, Paulo César Augusto de Souza sobre as atividades de conscientização. Como apoio, a Comissão preparou um folder especial sobre saúde pública veterinária como também distribuiu as revistas do CFMV, edição número 48, a qual trouxe uma material especial sobre o Nasf.

Além da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária, Souza ressalta o apoio e a participação das Comissões de Saúde Pública dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária. A Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária, do CFMV, também esteve presente no evento para discutir a Residência multiprofissional na área da saúde.

Fonte: Site do CFMV

Uma ótima notícia, apesar de acreditar que perdemos outros eventos de importância nacional na divulgação da importância do Médico Veterinário no SUS, particularmente nos NASF's, o Abrascão (IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva) em Recife-PE, foi um deles. No congresso do CONASEMS no ano passado, em Brasília, nada foi preparado e acredito que as discussões no último Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária (Bonito/MS), reafirmaram a necessidade desta participação em eventos mais amplos e estratégicos. Estávamos discutindo nossa importância dentro da nossa classe e/ou em espaços de pouca visibilidade por outros profissionais de saúde e gestores. Ao mesmo tempo, não podemos deixar de reconhecer o trabalho que a Associação de Saúde Pública Veterinária - ABSPV e a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária - CNSPV/CFMV têm feito, mas o foco precisava ser ampliado e podemos perceber que isso agora está sendo priorizado.





sexta-feira, 21 de maio de 2010

Papel do Médico Veterinário na vigilância e controle de zoonoses passa despercebido em documento sobre interfaces da Atenção Básica com as Zoonoses.


Mais uma vez o Médico Veterinário não tem seu papel valorizado como deveria no que diz respeito às zoonoses, basta ler o Caderno de Atenção Básica, especial Zoonoses, para perceber o descompromisso da edição em demonstrar a amplitude de atuação deste profissional neste tema, deixando de lado sua imprescindível colaboração nas ações de vigilância e controle de zoonoses.
Porém o Caderno só reforça o quanto é necessária a participação do profissional nos Núcleos de Apoio da Saúde da Família, o que ainda não se concretizou, apesar de toda a sensibilização na gestão federal da atenção básica. O documento explicita ações que são tradicionalmente exercidas por médicos veterinários, porém até o momento, de forma desarticulada com a atenção básica. E a integração das vigilâncias em saúde traz essa necessidade de inclusão do profissional nesse contexto de forma mais direta, discutindo coletivamente com os outros profissionais as doenças e agravos que afetam os animais e o homem, com suas interfaces.

O documento pode ser acssado no link: http://portal2.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/abcad22.pdf
Abraços
David Soeiro