terça-feira, 7 de outubro de 2014

EUA confirmam primeiro caso de ebola

Prioridade, segundo centro de controle, é identificar todos que tiveram contato com infectado


O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos confirmaram nesta terça-feira (30) o primeiro caso de ebola diagnosticado no país.

Homem, que não foi identificado, apresentou todos os sintomas da febre hemorrágica após viajar recentemente para Libéria, um dos epicentros do surto.
As autoridades sanitárias anunciaram durante uma entrevista coletiva que o teste que confirmou o diagnóstico é bastante "seguro". O CDC também ressaltou que o paciente está isolado.
O Dr. Thomas Frieden, diretor do CDC, afirmou que a informação apenas demonstra que a doença está se espalhando na África.
De acordo com o CDC, o paciente infectado teria deixado a Libéria no dia 19 de setembro desembarcando nos EUA no dia seguinte. O homem só apresentou os sintomas da doença na quarta-feira (24).
Frieden afirmou que as pessoas que tiveram contato com o paciente infectado deverão passar por testes. O diretor do CDC deixou claro que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar a propagação do ebola.

— Não há dúvidas de que a situação continuará sob controle e que o ebola não irá se propagar. [...] Agora a prioridade é curar o paciente e identificar todas as pessoas que tiveram contato com ele.

O Hospital Presbiterano de Dallas anunciou na segunda-feira (29) que um de seus pacientes estava sendo testado para o ebola.
O homem, que deu entrada no hospital no domingo (28), ficou isolado. Oficias do CDC foram até o local para encontrar os médicos que estavam tratando do caso.

Hospitais americanos têm tratado vários pacientes que foram diagnosticados com ebola na África Ocidental. Até o momento o vírus já causou a morte de mais de três mil pessoas em países como Serra Leoa, Libéria, Nigéria, Guiné e Senegal, segundo números oficiais da OMS (Organização Mundial da Saúde).


Segundo a OMS, os principais sintomas da doença são: febre, fraqueza extrema, dores musculares e dor de garganta. Com o decorrer do tempo, o paciente pode ainda apresentar um quadro de vômitos, diarreias e hemorragia interna e externa.

O ebola é uma doença causada por um virus. A contaminação pode acontencer por meio de contato direto com sangue contaminado, fluidos corporais ou órgãos do doente, ou mesmo do contato com ambientes contaminados.

Fonte: R7 - 07/10/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário