sábado, 4 de dezembro de 2010

Ecos do V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - Simbravisa



O V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária foi encerrado na quinta-feira, dia 17 de novembro, comemorando o cumprimento da promessa de realizar o evento em todas as regiões do Brasil. A presidente do Simpósio e coordenadora do GT Visa da ABRASCO, Ediná Alves Costa, agradeceu a colaboração de todos os envolvidos na organização do encontro e a todos os simposeastas que participaram do V Simbravisa.

O balanço, lido por Edna Maria Covem, presidente da Comissão Executiva, revelou que o Simpósio contou com a participação de aproximadamente 1600 pessoas de todos os estados brasileiros e 918 trabalhos inscritos dos quais 752 foram aprovados, expostos na área de pôsteres e discutidos nas sessões temáticas.

Em seguida, a pedido de Ediná Costa, a Carta de Belém foi lida pelo Secretário Executivo da ABRASCO, Carlos Silva. Entre outros pontos, o documento chama à atenção para a necessidade de repensar a produção de conhecimento. "As prioridades para a execução de ações regulatórias em vigilância sanitária devem ser o elemento de articulação com as instituições acadêmicas e definição e estímulo de uma a agenda de pesquisa, em consonância com a área de ciência e tecnologia do Ministério da Saúde. A realização deste evento na região amazônica possibilitou a aproximação com a urgência da construção de modelos de desenvolvimento específicos e adequados à realidade regional. Mais do que em qualquer lugar do Brasil, nesta região, a sustentabilidade ambiental é um conceito-chave a ser adotado, inclusive nas ações de vigilância sanitária." Uma vez concluída a leitura, a presidente do Simpósio informou que os 10 anos de criação do Grupo Temático de Vigilância Sanitária da ABRASCO serão comemorados com um seminário em 2011. “O encontro promoverá um balanço e a autoavaliação desta jornada que envolveu cinco Simbravisas em todas as regiões do Brasil”, afirmou, informando em seguida que o próximo encontro será realizado em Gramado (RS), em novembro de 2013. Em nome da ABRASCO, Carlos Silva saudou a trajetória do Simpósio e falou da expectativa para o próximo Simbravisa em Gramado, “que dará continuidade a esse espaço de construção do conhecimento e reflexão crítica que, agrega aos nossos desafios como profissionais da saúde coletiva e no enfrentamento das dificuldades que o SUS vivencia”, concluiu. Para conferir a cobertura completa do Simbravisa clique aqui.

Fonte: Boletim ABRASCO Divulga - Ano V - Nº 21 - 03/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário