Prezados,
Há bons ventos anuciando que o pessoal da saúde publica humana está descobrindo agora o que já sabemos há muito tempo: a brucelose é uma zoonose importante, com sérias conseqüências não somente para a produção animal, mas para a saúde das pessoas que trabalham/convivem com animais. A OMS incluiu a doença na lista das doenças emergentes, e isto tem chamado a atenção dos setores de saúde pública em todo o mundo.
No Brasil, a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública – CGLAB, vinculada à Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS do Ministério da Saúde – MS, tem sob sua gerência Laboratórios de Referencia Nacional – LRN, Laboratórios de Referência Regional – LRR, Laboratórios Centrais de Saúde Pública – LACEN (27 unidades federadas) e Laboratórios de Fronteira, tem investido esforços em analisar a capacidade dos laboratórios de sua rede para implementar o diagnóstico para a brucelose em humanos. Ainda não se sabe se será possível ou quando será feita a implementação do diagnóstico, mas há o interesse e o direcionamento para tal ação.
Esta questão evidencia o papel do veterinário em várias frentes: na produção animal, na inspeção, nas análises laboratoriais. A atenção da saúde pública humana para a brucelose confere uma maior atenção em geral para os processos que promovem a contaminação pelas Brucellas, e acredito que seja um interessante avanço para o monitoramento e controle desta doença.
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/area.cfm?id_area=1476
Visitem também a página da CGLAB no facebook e dê a sua opinião/sugestão:
http://www.facebook.com/#!/pages/Rede-de-Laboratorios-de-Saude-Publica/125321534198901
Saudações,
Maria Luiza J Lawinsky
Nenhum comentário:
Postar um comentário