quinta-feira, 24 de março de 2011

INCLUSÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO NO NASF

PROPOSTA DO CFMV DE INCLUSÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO NO NASF SERÁ DEFENDIDA POR SENADORA
A Senadora Gleise Hoffmann (PT/PR) anunciou na segunda-feira, dia 21 de março, apoio à proposta do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para a inclusão do Médico Veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). “Acho de extrema importância a possibilidade desses profissionais integrarem o Nasf e, por isso, me comprometi a ajudá-los, conversando com o Ministério da Saúde”.
A proposta do CFMV, defendida pelo Presidente Benedito Fortes de Arruda, é de que o Médico Veterinário possa ser inserido na lista de profissionais que atuam no Nasf. “Queremos integrar o grupo de profissionais que estão disponíveis para o programa”, comenta o Presidente. Com a inclusão, cada Prefeito ou Secretário de Saúde do município definirá a necessidade de contar com o profissional para as atividades desempenhadas em seu município, o que não implicaria em aumento de custo para o Sistema Único de Saúde.  
De acordo com organizações internacionais, estima-se que 75% das doenças infecciosas emergentes e reemergentes são transmitidas na interface entre o homem, os animais e o ecossistema, são as zoonoses, por isso a importância da participação do Médico Veterinário. “Além disso, a Resolução no. 287/98 do Conselho Nacional de Saúde reconhece que a Medicina Veterinária compõe o rol das profissões da área da Saúde”, salientou o Presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária, Paulo César Augusto de Sousa.
Na tarde de quinta-feira, dia 24 de março, está programado um pronunciamento da Senadora Gleisi Hoffman no Senado ressaltando os 250 anos da Medicina Veterinária no Mundo. Ela também discorrerá sobre a importância de que o Médico Veterinário integre o Nasf.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV
Veja o depoimento (abaixo) no blog da Senadora aqui e deixe sua mensagem de apoio lá.

Reivindicação de médicos veterinários


Recebi em meu gabinete, esta manhã, representantes da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Coordenados por Paulo César Augusto de Souza, presidente da Comissão, que também representou o presidente do CFMV (Benedito Fortes de Arruda), trouxeram o pleito dos médicos veterinários de serem incluídos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Acho de extrema importância a possibilidade desses profissionais integrarem a lista de atendimento do Nasf e, por isso, me comprometi a ajudá-los, conversando com o Ministério da Saúde.

SENADORA ENVIA OFÍCIO AO MINISTRO DA SAÚDE EM APOIO À INCLUSÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO NO NASF

A Senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) envia ao Ministro da Saúde oficio de apoio a proposta do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para a inclusão do Médico Veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Ela apresenta inúmeros argumentos técnicos e científicos que  reconhecem a bandeira defendida pelo CFMV, capitaneada por seu Presidente, Benedito Fortes de Arruda.
Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV


2 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar a iniciativa da Senadora em apoiar a solicitação do CFMV, e reiteirar que essa inclusão e valorização do Médico veterinário na integração á saúde da família e um avanço na Questão Social de nosso País, visto que o Médico veterinário está intimamente ligado à origem e procedência dos alimentos, assim como produção da matéria prima com qualidade higiênico-sanitária e mais presente ao alcance das comunidades interioranas e tradicionais por seu desempenho no campo, através da extensão rural que já faz trabalhos nessa área de prevenção da Saude da Família, quando visa a propriedade como um todo, econômico, social e ambiental.
    Cristiane Fonseca Costa Corrêa
    Médica Veterinária - Esp. Bovinocultura Leiteira
    Extensionista ural - EMATER PARÁ

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite senadora Gleise, a proposta apresentada e de extrema importancia, na cidade onde trabalho realizei um projeto junto as unidades de saude, o trabalho foi excelente. Abordamos a saude publica como um todo, desde a saude animal ate a saude dos proprietarios,ensinando nocoes de como preparar e armazenar os alimentos consumidos pelos familiares, pois muitas vezes as sobras desses alimentos eram o alimento do cao no outro dia, e caso esses alimento estivesse estragado o cao poderia adoecer e vir a obito e todo o trabalho realizado com esta familia chegaria ao fim. Apresentei este projeto em Congressos e foi bem aceito, por isso tenho certeza que nosso papel na saude publica e de extrema importancia, e enquanto estamos fora dela, quem perde e a populacao, tanto a humana quanto a animal.

    ResponderExcluir