domingo, 27 de março de 2011

Encontro científico do EPISUS discute experiências em investigação de surto

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) promoverá em Brasília, entre 30 de março e 1º de abril, o 5º Encontro Científico do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS). Um dos principais objetivos do evento é divulgar as experiências exitosas e os desafios enfrentados pelas equipes formadas por treinandos do EPISUS durante os dois anos de curso.

Os participantes também discutirão os resultados de projetos de longo prazo e das avaliações de sistemas de vigilância de saúde pública realizados em 2010. Além disso, um dos painéis apresentará estudos desenvolvidos por profissionais egressos do EPISUS em seus locais de trabalho, após a conclusão do treinamento.

Neste ano, o encontro contará com a participação de treinandos de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FETP, em inglês) da Argentina, da Colômbia e de Moçambique. O evento também reunirá treinandos e egressos do EPISUS, professores de Ensino Superior e profissionais da SVS e de outras instituições.

O evento marcará ainda o início do treinamento para oito profissionais selecionados para a 10ª turma (2011/2013) do EPISUS e a conclusão do curso para os 14 treinandos da 8ª turma (2009/2011). Os novos alunos se juntarão aos nove técnicos da 9ª turma (2010/2012), em andamento.

O EPISUS

A implantação do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS), em julho de 2000, foi um dos marcos do fortalecimento da capacidade nacional de resposta às emergências de saúde pública. Com duração de dois anos, o programa forma profissionais de saúde para atuarem em investigação epidemiológica em campo de surtos, epidemias ou eventos inusitados que possam colocar em risco a saúde da população. A iniciativa presta apoio a Estados e Municípios, realizando análises de dados de vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis, doenças e agravos não-transmissíveis e de vigilância ambiental em saúde.

Entre 2000 e 2010, ingressaram no programa 98 técnicos com formação em medicina, enfermagem, medicina veterinária, biologia, biomedicina, farmácia, nutrição e odontologia. Sete turmas concluíram o treinamento, totalizando 75 egressos, que hoje atuam em diversas áreas da saúde pública. Em dez anos, os alunos do EPISUS investigaram 188 emergências de saúde pública e realizaram 90 avaliações dos sistemas de vigilância em saúde.
Fonte: SVS/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário