Vitória da classe
após empenho do CFMV em ações junto ao Governo Federal
A partir de agora, qualquer
município brasileiro poderá contar com o Médico Veterinário entre os
profissionais que formam os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs). A
portaria que autoriza a inclusão do Médico Veterinário no Nasf foi publicada
nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, no Diário Oficial da União pelo
Ministério da Saúde.
Essa é uma vitória da classe Médico-Veterinária capitaneada incansavelmente pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) junto ao Governo Federal em diversas esferas. “Com essa nova determinação qualquer Secretário de Saúde municipal poderá incluir o Médico Veterinário em seus quadros de atuação para a saúde da família”, comemora o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda. Dentre as atribuições, Arruda lembra que o Médico Veterinário tem profundo conhecimento sobre as doenças transmitidas e veiculadas por animais, as chamadas zoonoses. Sendo assim é um profissional imprescindível para regiões endêmicas atingidas por males como a leishmaniose, a leptospirose, a dengue entre outras.
O profissional também contribuirá com o Nasf em
ações preventivas de benefício à saúde da população e na atenção em relação aos
produtos de origem animal, principalmente para garantir a sanidade. Para
a classe de Médicos Veterinários abre-se um novo campo de atuação, já que o
Brasil conta com mais de 5.000 municípios.
O CFMV lembra que a inclusão do Médico Veterinário no Nasf também contou com apoio da então Senadora Gleise Hoffmann, que agora ocupa o cargo de Chefe da Casa Civil, dentre outros parlamentares e organizações. O CFMV também agradece ao Ministro da Saúde Alexandre Rocha Santos Padilha que, no primeiro semestre, recebeu este Conselho para tratar sobre o tema.
Fonte: Informe CFMV
tem q haver mais divulgações sobre isso!! já que vários municípios não estão colocando os médicos veterinários para trabalhar nos PSF's principalmente aqui na Paraiba que pelo que estou sabendo nenhum município ainda não colocou veterinários para trabalharem nos psf's!!
ResponderExcluir