domingo, 30 de janeiro de 2011

Inquérito analisa situação atual da Rede de Unidades de Vigilância de Zoonoses


O Inquérito Operacional das Unidades de Vigilância de Zoonoses foi elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) com o objetivo de realizar um levantamento sobre a situação atual da Rede de Unidades de Vigilância de Zoonoses. O questionário, que ficará disponível na internet até junho, é direcionado aos responsáveis técnicos pelos Centros de Controle de Zoonoses ou canis municipais.

A pesquisa será a primeira de uma série de iniciativas que a SVS está promovendo para reestruturar a Rede, processo que também inclui a realização de novos inquéritos, a elaboração de manuais, a aquisição de equipamentos e a capacitação de profissionais. Outra meta é ampliar as ações informativas para estimular a participação da população nas atividades desenvolvidas pelos Centros de Controle de Zoonoses. A reestruturação da vigilância de zoonoses abrange, ainda, a revisão dos procedimentos de trabalho e a integração com as redes de atenção primária.

O Inquérito Operacional das Unidades de Vigilância de Zoonoses pode ser acessado no link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=4796.

Fonte: SVS/MS

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Brucelose: uma doença emergente


Prezados,


Há bons ventos anuciando que o pessoal da saúde publica humana está descobrindo agora o que já sabemos há muito tempo: a brucelose é uma zoonose importante, com sérias conseqüências não somente para a produção animal, mas para a saúde das pessoas que trabalham/convivem com animais. A OMS incluiu a doença na lista das doenças emergentes, e isto tem chamado a atenção dos setores de saúde pública em todo o mundo.

No Brasil, a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública – CGLAB, vinculada à Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS do Ministério da Saúde – MS, tem sob sua gerência Laboratórios de Referencia Nacional – LRN, Laboratórios de Referência Regional – LRR, Laboratórios Centrais de Saúde Pública – LACEN (27 unidades federadas) e Laboratórios de Fronteira, tem investido esforços em analisar a capacidade dos laboratórios de sua rede para implementar o diagnóstico para a brucelose em humanos. Ainda não se sabe se será possível ou quando será feita a implementação do diagnóstico, mas há o interesse e o direcionamento para tal ação.

Esta questão evidencia o papel do veterinário em várias frentes: na produção animal, na inspeção, nas análises laboratoriais. A atenção da saúde pública humana para a brucelose confere uma maior atenção em geral para os processos que promovem a contaminação pelas Brucellas, e acredito que seja um interessante avanço para o monitoramento e controle desta doença.

Espero que vejamos em breve a brucelose incluída na página da CGLAB:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/area.cfm?id_area=1476


Visitem também a página da CGLAB no facebook e dê a sua opinião/sugestão:

http://www.facebook.com/#!/pages/Rede-de-Laboratorios-de-Saude-Publica/125321534198901

Saudações,


Maria Luiza J Lawinsky

Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária


Tenho pensado...


Chegou 2011! Ano do nosso Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária! Tenho ansiosamente procurado....e continuo procurando!! Alguém sabe de mais novidades? Até agora só sei que vai acontecer em Curitiba......

Espero que as boas novas cheguem logo!

Saudações,

Maria Luiza J Lawinsky

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, o III Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal


O Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos- CBMVHA realizará no Bahia Othon Palace, nos dias 26 a 29 de abril de 2011, em Salvador-BA, o V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, o III Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e agregamos a esta edição um grande e novo evento que será o “I Encontro Nacional de Vigilância de Zoonoses e Agravos Causados por Animais de Interesse à Saúde Pública”, visando contribuir para os avanços dos conhecimentos técnicos e para a gestão da Vigilância das Zoonoses.

Este encontro oportunizará aos participantes conhecer e apropriar-se, em diversas mesas redondas, dos temas mais presentes das zoonoses e participar de discussões em painéis que apresentarão as propostas para a reestruturação da vigilância desses agravos.

Serão discutidos os seguintes temas: desafios à eliminação da raiva; zoonoses vetoriais; zoonoses causadas por roedores; enfermidades zoonóticas de origem alimentar; ações estratégicas; e, gestão da vigilância das doenças e agravos causados por animais de interesse à saúde pública.

Nesta edição teremos como tema central “O alimento nas próximas décadas: produzir sem agredir”. Nota-se entre os pesquisadores da área de alimentos uma crescente preocupação com essa situação, com busca de processos, ingredientes e sistemas de produção para tornar os produtos mais saudáveis aos consumidores e menos agressivos ao meio ambiente.

Conferências, debates, painéis, experiências bem sucedidas e cursos pré-congressos, somados a palestrantes de alto nível e de renome nacional e também de outros países irão apresentar os temas para debate, além da oportunidade para apresentação de trabalhos científicos que serão apresentados na forma de pôsteres, acessíveis, ainda, em Edição Especial da Revista Higiene Alimentar em forma de resumo expandido, constituem nosso programa científico, que será dedicado aos diferentes profissionais que dão aos eventos seu caráter multidisciplinar.

Fonte/Maiores informações: http://www.higienista.com.br/