sexta-feira, 29 de junho de 2012

IV FÓRUM DAS COMISSÕES NACIONAL E REGIONAIS DE SAÚDE PÚBLICA DO SISTEMA CFMV/CRMVS


FÓRUM SAÚDE PÚBLICA: COMISSÕES REGIONAIS E NACIONAIS DEBATEM A ATUAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO NO NASF
Começou nesta quinta, 28 de junho, o IV Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública do Sistema CFMV/CRMV`s. O evento é organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e realizado no Conselho Regional de Medicina Veterinária  de Goiás (CRMV- GO), em Goiânia. O objetivo do evento  é debater , esclarecer e incentivar  a atuação e ações do Médico Veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
O primeiro dia foi aberto com a palavra do presidente do CRMV-GO, Benedito Dias de Oliveira Filho. Ele ressaltou a relevância do Fórum como instrumento de estimulação de mudanças para área. “O CRMV-GO preocupa-se com esta área da profissão. Apoiamos a inciativa. Espero que possamos sair com resultados bastante ricos nas discussões”, disse.
 
Paulo César Augusto de Souza, presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV (CNSPV), apresentou o tema “Nasf – Do abstrato ao Concreto”. Ele contou em detalhes a trajetória do trabalho do CFMV para a inclusão do Médico Veterinário no Nasf e descreveu problemas e vitórias desse processo. “Acho indispensável a criação de uma identidade  e um único discurso para  fortalecer a presença do Médico Veterinário na saúde pública”, diz Souza.
 A segunda palestrante do dia foi a do técnico do Ministério da Saúde Olavo de Moura Fontoura (foto). Ele explicou as possibilidades de ofertas de trabalho que o Nasf pode oferecer ao Médico Veterinário. “A inclusão do profissional  no núcleo é apenas o começo de um longo caminho. Agora é necessário conquistar o espaço e se destacar como grande contribuinte para a saúde pública”, sugeriu Fontoura. 
 
Durante sua apresentação, ele enfatizou a importância de estratégias e organização de processos e técnicas de trabalho. “Antes de  desenvolver qualquer ação, é fundamental que o profissional, primeiramente, situe-se no território de sua atuação, sensibilize o gestor e demonstre ao Conselho Municipal de Saúde (CNS) a relevância de seu trabalho. Logo depois, ele deve elaborar  um projeto a ser entregue no CNS”, detalhou.
 
O IV Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública do Sistema CFMV/CRMV`s estende-se até amanhã, dia 29 de junho. Os principais pontos estão sendo publicados on line no twitter do CFMV.

FÓRUM SAÚDE PÚBLICA: COMO ATUAM OS MÉDICOS VETERINÁRIOS QUE JÁ ESTÃO NO NASF

Mostrar detalhes de sua experiência no Nasf. Esse foi o principal objetivo dos Médicos Veterinários que se apresentaram no primeiro dia do IV Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública do Sistema CFMV/CRMV`s. O evento é organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nos dias 28 e 29 de junho na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária  de Goiás (CRMV- GO), em Goiânia.
Em Esteio, RS, Mateus Lange (foto) relatou que a ideia de formar a equipe surgiu dos próprios profissionais. Ele se reuniu com duas colegas, uma fonoaudióloga e outra psicóloga, e juntos montaram um projeto de criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) no município. Juntos, os profissionais sensibilizaram o secretário da saúde local sobre a importância de criar o Nasf para auxiliar os profissionais das Equipes da Saúde da Família e das Equipes de Atenção Básica.
“Ao ler os informativos do CFMV sobre a luta do conselho para a conquista no Nasf, vi uma oportunidade e motivei-me em contribuir para melhorar a atenção básica em saúde de Esteio. O município é pequeno e nem Nasf existia”, diz Lange. Ele conta que dividiu o trabalho nas seguintes etapas: elaboração do projeto; visita a outros municípios que já tinham o Nasf implantado para buscar a experiência; definição de métodos iniciais de trabalho; e apresentação de propostas às Equipes de Saúde da Família.
De outra forma, em Maracanaú, CE, a Médica Veterinária Heleara Cavalcante Felix, explicou que a iniciativa de contratar um Médico Veterinário para o Nasf partiu dos órgãos locais. “Foi feita uma seleção criteriosa. Escolheram dois Médicos Veterinários para o Nasf do município. Analisaram suas experiências profissionais em saúde publica. Fui selecionada por minha especialização na área” disse. Existe a perspectiva de contratação de mais quatro Médicos Veterinários.
Ela esclarece que tem metas.  “A minha atuação é analisada de acordo com os indicadores de cada área. São levados em consideração os casos de dengue, de leishmaniose humana; casos de agressões de animais a humanos, entre outros”, complementa.
Conclusões - Para Heleara e Lange o maior desafio tem sido esclarecer a participação do Médico Veterinário no processo. Na opinião de Lange, antes de iniciar as propostas, é necessário, ter conhecimento profundo sobre o assunto, desenvolver habilidades e ter atitude. ”Vamos sair da zona de conforto e ir à luta. Utilizei de argumentos técnicos para convencer os gestores”, sugere.
Ao final do dia, os 55 participantes de 18 estados presentes apresentaram a situação da Medicina Veterinária na Saúde Pública regional e as ações já desenvolvidas  por cada estado para inserção do profissional nesta questão.  Amanhã, sexta, dia 29, será dedicado a trabalhos em grupo. O evento encerrará com a confecção de um relatório final.

FONTE: Assessoria de Comunicação CFMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário