O Conselho Nacional de Saúde (CNS), após quatro anos, voltou a ser Presidido pelo Ministro da Saúde. Atualmente no cargo, Alexandre Padilha (foto), foi eleito Presidente do órgão, no dia 16 de fevereiro. Ele terá um mandato de um ano, com possibilidade de se manter no cargo até o final do atual governo. O Presidente da CNS será responsável por coordenar a mesa diretora e dialogar com o Ministério da Saúde e demais órgãos do
governo para o cumprimento das decisões. Também foram escolhidos, por votação, os oito membros da mesa diretora.
O CNS é formado por 48 conselheiros titulares e seus respectivos primeiro e segundos suplentes, representantes de entidades e movimentos sociais, entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica entre outros. Dentre os participantes, o Presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública (CNSPV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Paulo César Augusto de Souza, é o representante do CFMV.
Para Souza, esse foi um momento importante para o CFMV. “Participamos ativamente do processo político na escolha do Presidente. Apoiamos a candidatura do Ministro no Fórum de Trabalhadores da Área de Saúde” afirma. “É essencial a participação do CFMV na composição das políticas públicas e programas relacionados à saúde, já que atuamos na promoção, prevenção e atenção a essa área”, complementa. Ele enfatiza que a participação do CFMV no CNS também permite que o Conselho continue seu trabalho para a inclusão do Médico Veterinário nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
Entenda o CNS - O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é a principal instância de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). É de sua competência aprovar o orçamento da saúde, assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe a ele a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde.
O principal objetivo do mandato de Padilha é estabelecer consenso e apresentar os temas discutidos dentro do colegiado aos usuários do SUS para uma maior aproximação com a sociedade. Segundo ele, o tema prioritário será o acesso à rede pública de saúde – assunto colocado como uma “obsessão” de sua gestão no Ministério da Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV
Apesar do apoio de diversos segmentos do movimento sanitário na eleição do Ministro como presidente do CNS, discussão foi pautada em diversos pontos conflitantes. No blog "Saúde com Dilma" você pode entender os bastidores da condução do processo e os interesses envolvidos.
Alguns links para entender processo:
DOMINGUEIRA: ELEIÇÕES E PROPOSIÇÕES NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE por Gilson Carvalho
NOTA SOBRE O CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE - por Jouhanna Menegaz
ELEIÇÃO NO CNS E O PACOTE DE MALDADES - por Marinilda Carvalho
NO TWITTER, EX-PRESIDENTE DO CNS FAZ COMENTÁRIOS ÁCIDOS SOBRE ELEIÇÕES NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE
Abraços
David Soeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário