sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Fórum reúne representantes do CFMV e CRMVs para debater a inserção do Médico Veterinário na Saúde Pública

Informe 1


Nos próximos 24 e 25 de março, será realizado em Brasília, na sede do CFMV, o III Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública do Sistema CFMV/CRMVs. A reunião visa uma maior integração entre os participantes das comissões e a troca de experiência sobre particularidades de casa região. Ao final, será apresentada uma proposta de atuação nacional na área de saúde pública.

As discussões serão norteadas por três eixos principais: a formação acadêmica na área de saúde pública; atuação articulada das comissões de saúde pública dos CRMVs e ações estratégicas junto ao gestor público para a inserção do Médico Veterinário, principalmente nos programas Nasf – Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Controle Social.

No primeiro dia haverá a participação de especialistas da área, e será feita uma análise crítica sobre o ensino de Saúde Pública nos cursos de Medicina Veterinária no país. Logo depois, será levantada a questão da participação do Médico Veterinário no bem-estar da coletividade. Os membros das Comissões de Saúde Pública  debaterão, por fim, sobre as experiências vividas em 2010 para os eixos temáticos apresentados e suas expectativas.

O segundo dia será dedicado às discussões em grupo para a definição da proposta de atuação nacional na área da saúde pública Veterinária. O evento é exclusivo aos Médicos Veterinários atuantes no Sistema CFMV/CRMVs em Comissões de Saúde Pública Veterinária. Mais informações serão divulgadas oportunamente no Portal do CFMV. Acompanhe!


Informe 2

Com o tema “integrando Comissões de Saúde Pública do Sistema CFMV/CRMVs”, as Comissões Nacional e Regionais para o assunto se reunirão em Brasília, DF, para a 3a edição do Fórum de Comissões da Saúde Pública Veterinária. O evento será de 24 e 25 de março com organização do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

“O Fórum é parte do processo, iniciado há dois anos, para a criação e fortalecimento de comissões regionais sobre o tema”, comentou Paulo César Augusto de Souza, Presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) do CFMV. Ele enfatiza que com a realização anual do evento espera-se dar continuidade à integração das Comissões e definir, em conjunto, orientações que devem ser seguidas por todos para promover a atuação do Médico Veterinário na saúde pública. Ao final do Fórum será elaborada uma carta de intenções.

A programação contará com palestrantes membros da CNSPV e ainda com o Médico Veterinário e ex-Secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, SP, Daniel Campos. Ele apresentará sua experiência e discorrerá sobre “a participação do Médico Veterinário em Saúde Pública: uma questão de gestão”

Em outro momento, será discutida a formação em saúde pública dos acadêmicos de Medicina Veterinária. Na edição 2010 do Fórum foram apresentados dados preliminares sobre o censo de ensino realizado pela CNSPV. Agora, após conclusão, as informações servirão de base para a palestra: “análise crítica do ensino da saúde pública nos cursos de Medicina Veterinária do País”, com apresentação de Sthenia dos Santos Albano Amora da CNSPV. O Fórum discutirá ainda o Programa Nasf - Núcleo de Apoio à Saúde da Família -, com Celso Bittencourt dos Anjos da CNSPV. Para acessar a programação completa cl ique aqui.

A participação no Fórum é exclusiva a membros de Comissões do CFMV e CRMVs, porém, as principais informações poderão ser acompanhadas pelo Twitter do CFMV. (aqui)


Fonte: Informe CFMV/Assessoria de Comunicação CFMV

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Definida a data do IV Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária



IV Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária e II Encontro Internacional de Saúde Pública Veterinária

20 a 23 de novembro de 2011
Curitiba – Paraná


Obs: Uma pena o congresso ser tão próximo do VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que será realizado de 12 a 16 de novembro em São Paulo-SP, com certeza muitos profissionais da área terão que fazer o impossível para participar dos dois ou acabarão tendo que escolher um, considerando que ambos são eventos excelentes. Fica mais fácil conciliar pra quem é das regiões sudeste/sul.

Abraços

David Soeiro

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Projeto SAPUVETNET


SAPUVETNET é a abreviatura de um projeto financiado pelo programa ALFA da União Europeia, constituído por um grupo de instituições para o trabalho em Rede, em Saúde Pública Veterinária e Segurança Alimentar (SPV/SA). 

O projeto busca o fortalecimento e ampliação da rede já em funcionamento entre algumas Faculdades de Medicina Veterinária e Produção Animal da América Latina e da Europa, como meio de apoio e de aperfeiçoamento da docência nas áreas de Saúde Pública e Segurança Alimentar. 


Logotipo do projeto SAPUVET I e II

A rede tem como principais objetivos a melhoria e a modernização de novos currículos, capazes de acompanhar os novos desafios que se colocam à profissão da Medicina Veterinária e a introdução de novos métodos de ensino, como por exemplo a educação à distância pela Internet. Pretende-se que no futuro a Rede evolua para um foro de discussão ampliado sobre temas relevantes e atuais, sendo simultaneamente um meio valioso de divulgação de publicações e contatos em SPV/SA.


Abraços

Indicações Abertas para o Prêmio Pedro N. Acha 2011 à Excelência na Saúde Pública Veterinária



A saúde dos seres humanos está vinculada à dos animais, tanto domésticos como selvagens, em muitos aspectos. Certas doenças podem transmitir-se dos animais aos seres humanos em forma direta ou indireta. As infecções e as doenças parasitárias do gado podem matar aos animais diretamente, obrigar a destruí-los ou a reduzir a produção de carne ou leite por parte dos animais sobreviventes e no qual, ao mesmo tempo, pode reduzir o subministro de alimentos disponíveis para os seres humanos. Essas doenças também são um obstáculo para o comércio internacional e podem converter-se em uma grave drenagem financeira para a economia de uma comunidade ou um país — efeito que pode ter repercussões amplas na saúde de uma sociedade.

O Prêmio Pedro N. Acha à Excelência na Saúde Pública Veterinária, instituído em 1993, é um dos prêmios apresentados pela Fundação Pan Americana para a Saúde e Educação (PAHEF) através de seu Programa de Prêmios à Excelência na Saúde Pública Interamericana, uma pareceria entre dita fundação e a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS).

Em reconhecimento da importância da saúde pública veterinária para os povos do continente americano e as economias dos países, a PAHEF instituiu o Prêmio Pedro N. Acha à Excelência na Saúde Pública Veterinária. Este prêmio reconhece pesquisas destacadas baseadas em uma teses escrita nos últimos três anos por um estudante universitário em saúde pública veterinária. Também procura fomentar a dedicação aos níveis mais altos de estudo e profissionalismo.

Um distinguido jurado de profissionais de saúde pública veterinária examina as nomeações e recomenda uma das teses de pesquisa à junta diretiva da PAHEF para sua seleção final.

O prêmio consiste em uma quantia em dinheiro, um certificado de honra ao mérito e uma representação simbólica do prêmio. O agraciado será convidado a comparecer à reunião anual do Conselho Diretor da OPAS e convidado de honra para o evento de entrega dos prêmios da PAHEF/OPAS em Washington, DC.


Abraços

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CFMV participa de reunião do Conselho Nacional de Saúde que elege o Ministro como Presidente

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), após quatro anos, voltou a ser Presidido pelo Ministro da Saúde. Atualmente no cargo, Alexandre Padilha (foto), foi eleito Presidente do órgão, no dia 16 de fevereiro. Ele terá um mandato de um ano, com possibilidade de se manter no cargo até o final do atual governo. O Presidente da CNS será responsável por coordenar a mesa diretora e dialogar com o Ministério da Saúde e demais órgãos do

 governo para o cumprimento das decisões. Também foram escolhidos, por votação, os oito membros da mesa diretora.

O CNS é formado por 48 conselheiros titulares e seus respectivos primeiro e segundos suplentes, representantes de entidades e movimentos sociais, entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica entre outros. Dentre os participantes, o Presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública (CNSPV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Paulo César Augusto de Souza, é o representante do CFMV.
Para Souza, esse foi um momento importante para o CFMV. “Participamos ativamente do processo político na escolha do Presidente. Apoiamos a candidatura do Ministro no Fórum de Trabalhadores da Área de Saúde” afirma. “É essencial a participação do CFMV na composição das políticas públicas e programas relacionados à saúde, já que atuamos na promoção, prevenção e atenção a essa área”, complementa. Ele enfatiza que a participação do CFMV no CNS também permite que o Conselho continue seu trabalho para a inclusão do Médico Veterinário nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
Entenda o CNS - O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é a principal instância de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). É de sua competência aprovar o orçamento da saúde, assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe a ele a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde.
O principal objetivo do mandato de Padilha é estabelecer consenso e apresentar os temas discutidos dentro do colegiado aos usuários do SUS para uma maior aproximação com a sociedade. Segundo ele, o tema prioritário será o acesso à rede pública de saúde – assunto colocado como uma “obsessão” de sua gestão no Ministério da Saúde.


Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV




Apesar do apoio de diversos segmentos do movimento sanitário na eleição do Ministro como presidente do CNS, discussão foi pautada em  diversos pontos conflitantes. No blog "Saúde com Dilma" você pode entender os bastidores da condução do processo e os interesses envolvidos.

Alguns links para entender  processo:

DOMINGUEIRA: ELEIÇÕES E PROPOSIÇÕES NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE por Gilson Carvalho


NOTA SOBRE O CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE - por Jouhanna Menegaz



ELEIÇÃO NO CNS E O PACOTE DE MALDADES - por Marinilda Carvalho



NO TWITTER, EX-PRESIDENTE DO CNS FAZ COMENTÁRIOS ÁCIDOS SOBRE ELEIÇÕES NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE


Abraços

David Soeiro

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Blog "Saúde com Dilma"


Para todos que gostam de acompanhar as discussões gerais de política de saúde no país, deixo a sugestão do Blog "Saúde com Dilma", que agrega grandes nomes da política de saúde do nosso país, com postagens diárias das discussões que vão surgindo na área. Considerando que esse é um campo pouco explorado pela nossa classe, o acompanhamento e a inserção em discussões deste tipo são essenciais para consolidarmos nossa participação como formuladores de políticas e não apenas como técnicos do sistema.

Vale a pena acompanhar, os debates e postagens são excelentes.

Site: http://www.saudecomdilma.com.br/

Abraços

David Soeiro

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ministro da Saúde participa de reunião pública da Anvisa



Acontece nesta desta terça-feira (15/2), a primeira reunião pública da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O encontro será aberto ao público e poderá ser acompanhado pela internet ou presencialmente. A medida integra o elenco de mudanças implantadas na Agência para dar publicidade às suas decisões e ampliar a participação da sociedade. 

“A Anvisa, nos últimos anos, tem aprimorado os canais de participação da sociedade e a transparência de suas ações. As reuniões públicas são mais um passo nesse sentido. Esperamos que a sociedade acesse e participe”, disse o diretor-presidente em exercício, Dirceu Barbano. As reuniões públicas serão realizadas regularmente de acordo com um calendário que será divulgado com antecedência.

A primeira reunião pública será aberta com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e os membros da atual Diretoria Colegiada da Anvisa. A pauta desta primeira reunião já está disponível para consulta. Entre os temas que serão discutidos, destacam-se: a proposta de resolução para definir os limites máximos tolerados de micotoxinas em alimentos; a apreciação da Agenda Regulatória da Agência para 2011; e a programação para a realização de inspeções internacionais em plantas produtoras de insumos farmacêuticos ativos. 

A página da Agência na internet traz um espaço dedicado a essa inovação. Para acessá-lo, basta entrar no espaço “Agência”, clicar em “Assuntos de Interesse” e “Reuniões Públicas da Dicol”. As pautas das reuniões estarão disponíveis neste link com cinco dias úteis de antecedência.

As reuniões da Diretoria Colegiada da Anvisa envolvem desde a edição de normas sobre matéria regulatória até assuntos de gestão. Os encontros também se aplicam a julgar os recursos administrativos das empresas em última instância e a formatar súmulas com a interpretação da Agência sobre temas da Vigilância Sanitária. A participação presencial na reunião está limitada ao número de 220 lugares disponíveis no auditório da Anvisa e que serão preenchidos de acordo com a ordem de chegada.

 1ª Reunião Pública da Diretoria Colegiada da Anvisa
Quando: terça-feira (15/2), às 9h
Onde: Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), trecho 5, área especial 57 (Brasília, DF). Auditório – Anvisa/Sede.
Serviço:

Acompanhe a página das reuniões públicas
Veja a pauta do dia 15
Acesse o link da transmissão

Site da Associação Brasileira de Saúde Pùblica Veterinária - ABSPV no ar



O site da Associação Brasileira de Saúde Pùblica Veterinária - ABSPV já está no ar para quem quiser conferir o novo layout. Vamos aguardar pelas informações e atualizações.

Quer conferir? http://www.abspv.org.br/

Abraços

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Radis/ENSP: Comunicação em prol da vigilância em saúde (+ Expoepi 2010)



O papel da comunicação no controle das endemias e pandemias esteve em foco, pela primeira vez, na décima edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em novembro de 2010. O tema da comunicação deu título à conferência magna de abertura do evento, a uma das categorias da mostra competitiva — que premiou ao todo 16 experiências brasileiras bem-sucedidas no campo da vigilância, entre comunicações orais e pôsteres —, e pautou o painel que discutiu a cobertura da mídia a respeito da pandemia de influenza H1N1. “A comunicação é um dos elementos mais poderosos para a vigilância em saúde”, salientou o então secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna.

Na conferência magna, o chefe da Assessoria de Comunicação Social do ministério, Marcier Trombiere, observou que são desafios dos profissionais de comunicação que atuam na área da saúde fazer com que a informação chegue à população sem distorções ou ruídos, em sintonia com técnicos e profissionais, e gerenciar crises nos casos de epidemias e pandemias, no que diz respeito à mídia. O trabalho de gerenciamento de crise relaciona-se, sobretudo, à vigilância constante da internet: “73% dos jornalistas baseiam-se nas notícias ali veiculadas em tempo real”, justificou. No caso da pandemia de H1N1, em defesa da informação correta, foi montado plano de comunicação que contabilizou mais de 80 mil e-mails, participações em redes sociais, parceria com o O Globo online, além de intervenções em várias mídias e de entrevistas concedidas por Gerson Penna e pelo então ministro da Saúde, José Gomes Temporão (Radis 99). “Fazer uma comunicação voltada para a crise pressupõe falar diretamente à população”, ensinou.


Abraços

domingo, 30 de janeiro de 2011

Inquérito analisa situação atual da Rede de Unidades de Vigilância de Zoonoses


O Inquérito Operacional das Unidades de Vigilância de Zoonoses foi elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) com o objetivo de realizar um levantamento sobre a situação atual da Rede de Unidades de Vigilância de Zoonoses. O questionário, que ficará disponível na internet até junho, é direcionado aos responsáveis técnicos pelos Centros de Controle de Zoonoses ou canis municipais.

A pesquisa será a primeira de uma série de iniciativas que a SVS está promovendo para reestruturar a Rede, processo que também inclui a realização de novos inquéritos, a elaboração de manuais, a aquisição de equipamentos e a capacitação de profissionais. Outra meta é ampliar as ações informativas para estimular a participação da população nas atividades desenvolvidas pelos Centros de Controle de Zoonoses. A reestruturação da vigilância de zoonoses abrange, ainda, a revisão dos procedimentos de trabalho e a integração com as redes de atenção primária.

O Inquérito Operacional das Unidades de Vigilância de Zoonoses pode ser acessado no link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=4796.

Fonte: SVS/MS

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Brucelose: uma doença emergente


Prezados,


Há bons ventos anuciando que o pessoal da saúde publica humana está descobrindo agora o que já sabemos há muito tempo: a brucelose é uma zoonose importante, com sérias conseqüências não somente para a produção animal, mas para a saúde das pessoas que trabalham/convivem com animais. A OMS incluiu a doença na lista das doenças emergentes, e isto tem chamado a atenção dos setores de saúde pública em todo o mundo.

No Brasil, a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública – CGLAB, vinculada à Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS do Ministério da Saúde – MS, tem sob sua gerência Laboratórios de Referencia Nacional – LRN, Laboratórios de Referência Regional – LRR, Laboratórios Centrais de Saúde Pública – LACEN (27 unidades federadas) e Laboratórios de Fronteira, tem investido esforços em analisar a capacidade dos laboratórios de sua rede para implementar o diagnóstico para a brucelose em humanos. Ainda não se sabe se será possível ou quando será feita a implementação do diagnóstico, mas há o interesse e o direcionamento para tal ação.

Esta questão evidencia o papel do veterinário em várias frentes: na produção animal, na inspeção, nas análises laboratoriais. A atenção da saúde pública humana para a brucelose confere uma maior atenção em geral para os processos que promovem a contaminação pelas Brucellas, e acredito que seja um interessante avanço para o monitoramento e controle desta doença.

Espero que vejamos em breve a brucelose incluída na página da CGLAB:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/area.cfm?id_area=1476


Visitem também a página da CGLAB no facebook e dê a sua opinião/sugestão:

http://www.facebook.com/#!/pages/Rede-de-Laboratorios-de-Saude-Publica/125321534198901

Saudações,


Maria Luiza J Lawinsky

Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária


Tenho pensado...


Chegou 2011! Ano do nosso Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária! Tenho ansiosamente procurado....e continuo procurando!! Alguém sabe de mais novidades? Até agora só sei que vai acontecer em Curitiba......

Espero que as boas novas cheguem logo!

Saudações,

Maria Luiza J Lawinsky

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, o III Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal


O Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos- CBMVHA realizará no Bahia Othon Palace, nos dias 26 a 29 de abril de 2011, em Salvador-BA, o V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, o III Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e agregamos a esta edição um grande e novo evento que será o “I Encontro Nacional de Vigilância de Zoonoses e Agravos Causados por Animais de Interesse à Saúde Pública”, visando contribuir para os avanços dos conhecimentos técnicos e para a gestão da Vigilância das Zoonoses.

Este encontro oportunizará aos participantes conhecer e apropriar-se, em diversas mesas redondas, dos temas mais presentes das zoonoses e participar de discussões em painéis que apresentarão as propostas para a reestruturação da vigilância desses agravos.

Serão discutidos os seguintes temas: desafios à eliminação da raiva; zoonoses vetoriais; zoonoses causadas por roedores; enfermidades zoonóticas de origem alimentar; ações estratégicas; e, gestão da vigilância das doenças e agravos causados por animais de interesse à saúde pública.

Nesta edição teremos como tema central “O alimento nas próximas décadas: produzir sem agredir”. Nota-se entre os pesquisadores da área de alimentos uma crescente preocupação com essa situação, com busca de processos, ingredientes e sistemas de produção para tornar os produtos mais saudáveis aos consumidores e menos agressivos ao meio ambiente.

Conferências, debates, painéis, experiências bem sucedidas e cursos pré-congressos, somados a palestrantes de alto nível e de renome nacional e também de outros países irão apresentar os temas para debate, além da oportunidade para apresentação de trabalhos científicos que serão apresentados na forma de pôsteres, acessíveis, ainda, em Edição Especial da Revista Higiene Alimentar em forma de resumo expandido, constituem nosso programa científico, que será dedicado aos diferentes profissionais que dão aos eventos seu caráter multidisciplinar.

Fonte/Maiores informações: http://www.higienista.com.br/

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental - Discussões em pauta



Veja alguns temas que foram pauta no evento.


Fonte: Portal saúde/Ministério da saúde


Saiu também no Boletim da Abrasco


A solenidade de encerramento do I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental foi conduzida pelo presidente do encontro, Nelson Gouveia, o coordenador do Grupo Temático Saúde e Ambiente da ABRASCO, Ary Carvalho e pela diretora do Instituto Evandro Chagas, Elisabeth Conceição de Oliveira Santos, no dia 10 de dezembro. O  encontro contou com a participação de  970 docentes, pesquisadores, gestores, profissionais dos serviços de saúde, a apresentação de 514 pôsteres e 95 comunicações orais e uma programação científica que contou com três conferencias, duas mesas redondas e oito painéis, além de oito oficinas e um curso pré-simposio. "Com exceção do Piaui, todos os demais estados brasileiros estiveram representados e os que tiveram o maor número de representantes foram Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco", afirmou Gouveia. A plenária de encerramento aprovou moções contra o uso dos agrotóxicos e pela vida, de repúdio a TKCSA em solidariedade à população de Santa Cruz e pelo direito à saúde, de solidariedade com a pesquisadora Dra. Débora Fernandes Calheiros (Embrapa) e sobre a revisão da Portaria 518 do Ministério da Saúde. A cerimônia culminou com a leitura da Carta da Saúde Ambiental, documento que afirma: "(...) é necessário desenvolver e aprofundar teorias e técnicas que auxiliem o entendimento das influências do meio ambiente na saúde e forneçam subsídios para a formulação de respostas apropriadas do ponto de vista da Saúde Pública e, dessa forma, possibilitem intervenções consistentes e efetivas através de abordagens integradoras e globalizantes. A práxis nos compromete a lutar por Políticas Públicas que assegurem o direito à saúde e ao ambiente saudável, para o qual uma nova concepção de Ciência e Tecnologia tem papel fundamental". O livro com os resumos dos trabalhos científicos apresentados está disponível para download e os pôsteres premiados com menção honrosa podem ser conferidos aqui. Mais informações sobre as atividades do Simpósio estão disponíveis na página da ABRASCO

 Fonte: Boletim ABRASCO Divulga - Ano V - Nº 23 - 19/12/2010

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ecos da 10ª Expoepi


Interessado nas discussões que aconteceram na 10ª Expoepi?

A Secretaria de vigilância em Saúde/Ministério da Saúde fez um boletim especial para o evento. Para acessar basta clicar aqui.

Abraços

sábado, 4 de dezembro de 2010

Ecos do V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - Simbravisa



O V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária foi encerrado na quinta-feira, dia 17 de novembro, comemorando o cumprimento da promessa de realizar o evento em todas as regiões do Brasil. A presidente do Simpósio e coordenadora do GT Visa da ABRASCO, Ediná Alves Costa, agradeceu a colaboração de todos os envolvidos na organização do encontro e a todos os simposeastas que participaram do V Simbravisa.

O balanço, lido por Edna Maria Covem, presidente da Comissão Executiva, revelou que o Simpósio contou com a participação de aproximadamente 1600 pessoas de todos os estados brasileiros e 918 trabalhos inscritos dos quais 752 foram aprovados, expostos na área de pôsteres e discutidos nas sessões temáticas.

Em seguida, a pedido de Ediná Costa, a Carta de Belém foi lida pelo Secretário Executivo da ABRASCO, Carlos Silva. Entre outros pontos, o documento chama à atenção para a necessidade de repensar a produção de conhecimento. "As prioridades para a execução de ações regulatórias em vigilância sanitária devem ser o elemento de articulação com as instituições acadêmicas e definição e estímulo de uma a agenda de pesquisa, em consonância com a área de ciência e tecnologia do Ministério da Saúde. A realização deste evento na região amazônica possibilitou a aproximação com a urgência da construção de modelos de desenvolvimento específicos e adequados à realidade regional. Mais do que em qualquer lugar do Brasil, nesta região, a sustentabilidade ambiental é um conceito-chave a ser adotado, inclusive nas ações de vigilância sanitária." Uma vez concluída a leitura, a presidente do Simpósio informou que os 10 anos de criação do Grupo Temático de Vigilância Sanitária da ABRASCO serão comemorados com um seminário em 2011. “O encontro promoverá um balanço e a autoavaliação desta jornada que envolveu cinco Simbravisas em todas as regiões do Brasil”, afirmou, informando em seguida que o próximo encontro será realizado em Gramado (RS), em novembro de 2013. Em nome da ABRASCO, Carlos Silva saudou a trajetória do Simpósio e falou da expectativa para o próximo Simbravisa em Gramado, “que dará continuidade a esse espaço de construção do conhecimento e reflexão crítica que, agrega aos nossos desafios como profissionais da saúde coletiva e no enfrentamento das dificuldades que o SUS vivencia”, concluiu. Para conferir a cobertura completa do Simbravisa clique aqui.

Fonte: Boletim ABRASCO Divulga - Ano V - Nº 21 - 03/12/2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - Epi2011



Já está no ar o site do VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - Epi2011, a ser realizado no período de 12 a 16 de novembro de 2011, no Anhembi, São Paulo-SP.

"Esta oitava versão do Congresso Brasileiro de Epidemiologia traz como tema central o debate sobre a Epidemiologia e seu papel na definição de políticas públicas, articulado que está ao conjunto das demais disciplinas do campo da Saúde Coletiva. Oferece, igualmente, a oportunidade para atualizar e rever as contribuições da disciplina para os distintos temas em saúde que interessam à da sociedade brasileira. São Paulo e sua comunidade sentem-se privilegiados por acolher o Congresso de Epidemiologia, organizado e promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – ABRASCO. " Fonte: site do evento.

Maiores informações: http://www.epi2011.com.br/

Abraços

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Radis 100 - Com a palavra o leitor


Na Radis deste mês (dez/2010), que comemora sua centésima edição (clique aqui para ler), vem com a matéria "Histórias de quem lê Radis" e a história sobre minha participação na matéria da Radis 90, que foi capa da revista sobre a atuação do médico veterinário na saúde pública, foi uma das contempladas. Deixo a matéria abaixo:


Ainda não é assinante da Radis? Clique aqui. Ou acompanhe pelo site http://www4.ensp.fiocruz.br/radis/. A revista é gratuita e distribuída em todo o território nacional.

Abraços
David Soeiro

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Integrantes do movimento da Reforma Sanitária assinam carta de reivindicações



Integrantes do movimento da Reforma Sanitária entregaram documento endereçado a presidente eleita Dilma Rousseff, por meio do deputado José Eduardo Cardoso, em reunião no último dia 24, no Centro Cultural Banco do Brasil, sede do governo de transição. O documento, que foi elaborado por seis entidades da área, entre elas o Centro Brasileiro de Estudo de Saúde (Cebes) e Abrasco, apresenta uma proposta de agenda estratégica para a saúde. A ideia é que o novo governo se comprometa com as metas estabelecidas.

A carta desenha um breve cenário da área de saúde no país, mostra números atualizados, elenca os principais desafios prioritários que devem ser encarados a partir do ano que vem, visando a remover obstáculos estruturais à efetivação do SUS e da Reforma Sanitária Brasileira. Entre os problemas, o documento destaca as estreitas e iníquas bases de financiamento das ações e dos serviços públicos de saúde. Segundo o texto, “enquanto o investimento per capita do SUS foi de R$ 449,93, em 2009, o sistema de assistência médica supletiva despendeu R$ 1.512,00 por usuário”. Outro ponto diz respeito a condições adequadas para os trabalhadores do SUS no exercício de suas atividades. O texto lembra também que "esses valores são ainda mais contrastantes quando se leva em conta que cerca de 60% dos gastos públicos são destinados à assistência médico-hospitalar e os 40% restantes aplicados em ações essenciais de saúde pública para toda a população".

Fonte: http://www.cebes.org.br/verBlog.asp?idConteudo=1126&idSubCategoria=56



No site da Abrasco, o informe diz que: A Agenda Estratégica é fruto da reunião organizada pela ABRASCO com parceiros que integram o Movimento da Reforma Sanitária realizada na terça-feira, dia 23 de novembro, na Fiocruz Brasília. O encontro, coordenado pelo presidente da ABRASCO, Luiz Facchini, discutiu propostas do Movimento da Reforma Sanitária para o Sistema Único de Saúde e a Saúde Coletiva. O documento teve como base a Carta de Salvador - aprovada durante o I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde-, que subsidiou o debate e a elaboração de recomendações. Fonte: http://www.abrasco.org.br/

Assinam o documento:

Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco)
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)
Rede Unida
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)
Associação Paulista de Saúde Pública (APSP)
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

IV Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária




As articulações mais recentes sinalizam a realização do IV Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária na cidade de Curitiba - PR, ainda sem data oficial divulgada.

Foi veiculada a notícia há alguns meses:

IV Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária acontecerá em Curitiba
O IV Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária foi transferido ontem (02/08) da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul para Curitiba, Paraná. O Congresso será realizado em Setembro de 2011 aqui em Curitiba. A conquista foi fruto do empenho dos docentes da UFPR, de membros do CRMV-PR, da ANCLIVEPA, e dos municípios paranaenses. A Medicina Veterinária da UFPR terá a oportunidade de celebrar o seu aniversário de 80 anos em 2011 com a apresentação dos seus projetos para os principais profissionais nacionais e internacionais da área de Saúde Pública Veterinária. (http://www.zoonoses.agrarias.ufpr.br/arquivo.html)

Recentemente o presidente da ABSPV, Nélio Moraes, confirmou esta informação e tudo indica que o evento será realizado em Curitiba.

Vamos aguardar novas informações.

Abraços

domingo, 14 de novembro de 2010

Fentas faz mobilização contra o Ato Médico



Entidades da saúde fazem ofensiva para evitar que o projeto do ato médico seja aprovado pelo Senado Federal. Movimentação de lobistas em favor do projeto preocupa os representantes das 13 profissões de saúde representada no Fentas – Fórum de Entidades Nacionais de Trabalhadores da Área da Saúde, que convoca a sociedade a se manifestar para evitar este retrocesso à saúde do Brasil.

De acordo com nota divulgada pelo Fentas, o perigo de aprovação do projeto no final deste ano é real e reitera o posicionamento e solicitação das entidades aos senadores para que “não coloquem em pauta, sob regime de urgência, projeto tão polêmico e que precisa ser melhor discutido com a sociedade”. Leia Nota das Entidades do Fentas sobre o Ato Médico.

Entre os pontos destacados pelas entidades que compõem o Fentas para se contrapor ao PL do Ato Médico que encontra-se em votação estão:

– O PL fere os princípios e diretrizes do SUS, se contrapõe à Constituição Federal, bem como, cerceia os direitos da população e a autonomia das profissões, evidenciando flagrantes retrocessos na conquista do modelo de saúde multiprofissional, universal, igualitário e integral.

– SE o PL for aprovado, os usuários serão privados das competências das demais áreas de saúde, apenas acessadas a partir do julgamento da necessidade de atenção à saúde na visão exclusivamente do médico, desqualificando o conhecimento das outras áreas legitimadas, reconhecidas científica e socialmente.

- SE o PL for aprovado será criada uma garantia de mercado de trabalho para o médico que ameaça a possibilidade de acesso e rapidez aos serviços de saúde, resultando em alto custo à população tais como: consultas médicas em excesso e por vezes desnecessárias, gerando ônus descabidos e insustentáveis aos orçamentos familiares e às despesas com saúde, atravancamento no fluxo de atendimento, inadequação dos encaminhamentos ou inexistência dos mesmos por desconhecimento do campo especializado de atuação de todas as profissões, impedindo um compartilhamento de responsabilidades por todos os profissionais que cuidam dos usuários dos serviços de saúde.

O FENTAS DEFENDE E PROPÕE:

- Que sejam consideradas as garantias constitucionais relativas ao direito dos usuários do SUS ao atendimento integral e que seja preservada a autonomia dos profissionais de saúde, em favor da continuidade da prática de assistência integral, do acesso universal às ações de promoção, proteção e recuperação da saúde efetivadas a partir das políticas e dos programas do Sistema Único de Saúde em cumprimento à Recomendação do Conselho Nacional de Saúde nº 31, de 12 de novembro de 2009.

- Que não seja pautado para votação em caráter de urgência, em nenhuma hipótese,

- Que, seja efetivado o requerimento já aprovado de audiência pública na Comissão de Educação, para subsidiar o parecer do Relator do Projeto na CCJ, a partir das justificativas que lá serão apresentadas no sentido de mostrar os prejuízos na formação e no processo de educação das profissões de saúde, criando um disparate, entre o ensino e aprendizado na academia e o mundo do trabalho, no desenvolvimento de linhas de cuidado em equipe e redes de atenção integral à saúde, gerando insegurança no mercado de trabalho da área da saúde.

- Decisão e adequação justa do texto, pela Presidência da Republica, preferencialmente, a partir de um novo projeto de lei, que considere às necessidades dos usuários da saúde, a manutenção dos direitos constitucionais da população brasileira, em consonância com os Princípios e Diretrizes do SUS para que a prestação multiprofissional de serviços e ações em saúde, sejam acessíveis e aplicadas de modo universal, igualitário e integral.

O Fentas, que é composto pelas seguintes entidades: CNTS, CNTSS, SINAGENCIAS, UNASUS, CFESS, COFEN, COFFITO, CFF, CFFa, , CFO, CFbio, CFMV, CFN, CFP, CONTER, FNE, FENAFAR, FENAFITO, FNO, FENAMEV, FASUBRA, FEIFAR, FENAS, FIO, FENAPSI, COFETAM, ABEN, ABO, ABRATO, ASBRAN, ABPESS, ABENFISIO E RENETO, chama a todos os coordenadores e líderes de movimentos a reiniciarem manifestações contra os pontos críticos do projeto do ato médico permitindo conhecimento aos senadores por meio de e-mails, faxes, cartas, abaixo-assinado, faixas e visitas aos parlamentares.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CFMV TEME O CONSUMO DE ANTIBIÓTICOS VETERINÁRIOS POR HUMANOS



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu a Resolução no. 44, de 26 de outubro de 2010, que dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição médica, isoladas ou em associação. A medida é muito positiva, porém, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) teme que, de forma irresponsável, aumentem-se os casos de humanos intoxicados por medicamentos veterinários.

De acordo com a Resolução da Anvisa, estão estabelecidos critérios de embalagem, rotulagem, dispensação e controle de medicamentos destinados à humanos. Dentre as principais determinações do documento está a obrigatoriedade de receituário de controle especial, sendo que uma das vias deve ficar retida na farmácia.

O CFMV acompanhou, durante o ano, o desenvolvimento desse projeto e alertou a Anvisa para a necessidade de maior amadurecimento da proposta. Preocupado com a saúde pública, o CFMV teme que as pessoas passem a buscar medicamentos similares em farmácias veterinárias. Diferente dos medicamentos humanos, os produtos veterinários estão sob responsabilidade do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) que ainda não apresenta um sistema equivalente de controle como o que há na Anvisa (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC).

O consumo de medicamentos veterinários por humanos é errado, mas já ocorre em outras categorias de produtos devido aos hábitos de automedicação da população. “A compra de produtos veterinários por humanos para fins terapêuticos seria desastrosa. Os produtos apresentam diferenças devido à farmacocinética, ou seja, os processos relacionados à ingestão do produto por um organismo. Essas diferenças devem-se às espécies para os quais eles são fabricados”, explica a especialista em farmacologia Silvana Lima Górniak, da Universidade de São Paulo e representante do CFMV para o tema.

De acordo com Benedito Fortes de Arruda, Presidente do CFMV, este Conselho, há mais de 15 anos, propôs ao Mapa a exigência da comercialização de medicamentos veterinários mediante receita. O CFMV também elaborou uma minuta que estabelece as regras e a lista de medicamentos e ofereceu ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. “Passam-se os anos e nenhuma decisão foi tomada. Novamente o assunto foi apresentado ao atual chefe de gabinete do Secretario de Defesa Agropecuária do Mapa”, informou Arruda.

Ele lembra que as essas medidas teriam por objetivo proteger a população, racionalizar o uso de medicamentos veterinários e, indiretamente, proteger os interesses comerciais do País. Recentemente, pela identificação de resíduo de medicamentos no produto, a credibilidade da carne bovina exportada foi questionada.

Fonte: Site do CFMV (Assessoria de Comunicação)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

EXPOEPI 2010 - 24 a 26 de novembro de 2010 - Brasília/DF



A Expoepi, que acontece anualmente desde 2001, foi criada para permitir o intercâmbio de informações entre os serviços de vigilância, prevenção e controle de doenças das três esferas do SUS e dar visibilidade aos resultados alcançados em relação à proteção à saúde.

O seu formato reúne uma Mostra Competitiva e outras atividades como reuniões técnicas, conferências, mesas redondas e painéis onde são debatidos temas de cunho técnico-científico relevantes para a vigilância em saúde. A mostra competitiva visa divulgar os serviços de saúde estaduais ou municipais que se destacaram pelo êxito alcançado em ações realizadas no campo da vigilância e ocorre por meio de seleção dos trabalhos enviados em resposta a convocatórias anuais.

As reuniões técnicas da EXPOEPI discutem temas estratégicos e agregam profissionais convidados dos serviços de saúde e das instituições acadêmicas e têm contribuído, decisivamente, para o planejamento e redirecionamento de ações.

Maiores informações em http://www.expoepi.com.br/


Informe técnico - Boletim Eletrônico Epidemiológico - Edição Zoonoses (Ministério da Saúde, 2010)


O Boletim Eletrônico Epidemiológico é uma das publicações técnico-científicas da Secretaria de Vigilância em Saúde, lançado em março de 2001 com o objetivo de suprir a necessidade de divulgar temas de importância para a Saúde Pública, tais como:

:: Investigações de surtos;

:: Inquéritos sorológicos realizados em aves migratórias e nativas;

:: Relatórios de reuniões nacionais sobre temas relevantes em saúde pública;

:: Análises de doenças sob vigilância, entre outros.

Para acessar o material sobre zoonoses de importância para saúde pública, publicado este ano, basta clicar no link: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/boletim_eletronico_02_ano10.pdf
 
Boa leitura